Módulos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atividade 1 - Problema 2

+4
Daniel Jimenez
adeilton
tedymas
Admin
8 participantes

Ir para baixo

Atividade 1 -  Problema 2 Empty Atividade 1 - Problema 2

Mensagem por Admin Sex maio 01, 2015 7:43 pm

Responda, baseando-se no texto acima em pesquisas realizadas na web, qual é o significado de sensores, atuadores, efetuadores, sistemas embarcados e microprocessadores. Cite ao menos 3 exemplos de cada.

ler (http://www.lrc.ic.unicamp.br/~luciano/publications/smc12.pdf)

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 20/02/2015

https://inmidiasgrupo2.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade 1 -  Problema 2 Empty Re: Atividade 1 - Problema 2

Mensagem por tedymas Dom maio 03, 2015 9:37 am

1- sensor - aparato capaz de captar estímulos externos e responder a esse estímulo, trabalham com medidas de grandezas físicas, como: temperatura, pressão, presença, umidade, intensidade luminosa, entre outros. Em geral, atuam transformando parte dessas grandezas em sinais elétricos, que são interpretados e conferem uma resposta programada. Em resumo os sensores são componentes eletrônicos que possibilitam a interação entre equipamento eletrônico e o mundo.
- sensor que detecta câncer antes dos sintomas http://goo.gl/PlwGmN
- sensor para alarme de automóvel http://goo.gl/Aesh1P
- sensor que controla movimentos humanos http://goo.gl/tcs6AV

Disponível em: <http://conceito.de/sensor#ixzz3Z4nIRItc> acesso em 03/05/2015


2- atuadores - sua funcionalidade é semelhante a do sensor, porém, sua percorre o caminho inverso, é im transdutor que transforma uma forma de energia em outra, transforma um sinal elétrico em uma grandeza física: movimento, magnetismo, calor entre outros. Mais comum do que podemos imaginar está em objetos cotidianos e passam despercebidos como:
- autuadores em carros que alteram sua velocidade;
- autuadores em ferro de passar roupa, que transforma energia elétrica em energia térmica;
- transformação em energia sonora http://goo.gl/hzCYyW

Disponível em: <http://leandro-robotica.blogspot.com.br/2011/05/conceito-e-sensores-e-atuadores.html > acesso em 03/05/2015


3- efetuadores - componente capaz de promover a interação entre a extremidade terminal do manipulador mecânico e o objeto a ser trabalhado. É o elemento encarregado do manuseio do objeto, posicionado no extremo do último elo, conhecido como ÓRGÃO TERMINAL é projetado para uma aplicação específica. São classificados como garras ou ferramentas, sendo, as garras efetuadores com finalidade de pegar, segurar, deslocar, manipular objetos, entre outros, e, ferramentas efetuadores com uma função específica de facilitador de trabalho como pontas de solda, bicos para pintura, corte a laser, entre outros.
-esse vídeo é perfeito e apresenta uma variedade de efetuadres aplicados http://goo.gl/7sREOp

4- sistemas embarcados - “sistema microprocessado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Diferente de computadores de propósito geral, como o computador pessoal, um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos. Já que o sistema é dedicado a tarefas específicas, através de engenharia pode-se otimizar o projeto reduzindo tamanho, recursos computacionais e custo do produto. Sistemas como PDAs são geralmente considerados sistemas embarcados pela natureza de seu hardware, apesar de serem muito mais flexíveis em termos de software. Fisicamente, os sistemas embarcados passam desde MP3 players à semáforos ou sistemas de monitoramento médico.”

Disponível em: <http://www.embarc.com.br/p1600.aspx > acesso em 03/05/2015


5- microprocessadores - “complexo de circuitos existente nos sistemas informáticos que configura a unidade central de processamento ou CPU. Tipicamente, um processador ou microprocessador faz parte de qualquer computador ou de equipamentos eletrônicos digitais e é a unidade que serve como "motor" de todos os processos informáticos desde os mais simples até os mais complexos.” Ex.: computador, celular, tablet,entre outros.

Disponível em: <http://queconceito.com.br/processador-informatica > acesso em 03/05/2015

tedymas

Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade 1 -  Problema 2 Empty Re: Atividade 1 - Problema 2

Mensagem por Admin Dom maio 03, 2015 7:28 pm

Sobre esta atividade 1 Problema 2, não teria como fazer um resumo, pois, uma coisa leva a outra e então fiz o trabalho coloquei no googledrive e o endereço é este:

https://goo.gl/FAIQUH

O projeto final em si, depende de cada item destes trabalho.

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 20/02/2015

https://inmidiasgrupo2.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade 1 -  Problema 2 Empty o significado de sensores, atuadores, efetuadores, sistemas embarcados e microprocessadores. Cite ao menos 03 exemplos de cada.

Mensagem por adeilton Ter maio 05, 2015 12:20 am

Sensores - Um sensor é um dispositivo que responde a um estímulo físico/químico de maneira específica e mensurável analogicamente. O desenho inteligente do sensor, com bordas arredondadas e uma ampla zona ativa de imagem maximiza tanto o conforto do paciente como a qualidade de impacto. ... é um dispositivo capaz de detectar/captar acções ou estímulos externos e responder em consequência. Estes aparelhos podem transformar as grandezas físicas ou químicas em grandezas eléctricas.
• Sensor de proximidade: http://goo.gl/jOWj2f
• Sensor de fotoelétrico: http://goo.gl/1zdcPa
• Sensor de imagem: http://goo.gl/Ok8as3


Atuadores - É um elemento que produz movimento, atendendo a comandos que podem ser manuais, elétricos ou mecânicos.Também são atuadores dispositivos como válvulas, contactores, pás, cancelas ou qualquer elemento que realize um comando recebido de outro dispositivo, com base em uma entrada ou critério a ser seguido.
Site: http://goo.gl/rZupMK

Como exemplo, pode-se citar atuadores de movimento induzido por cilindros pneumáticos (pneumática) ou cilindros hidráulicos (Hidráulica) e motores (dispositivos rotativos com acionamento de diversas naturezas), estes mecanismos transformam, em geral, a energia de entrada (diversas naturezas) em movimentos que se pode considerar energia cinética.
• Elétrico:
– Utilizado na forma de acionamento indireto da articulação;
– Mais comum é o uso de motores rotativos.
• Pneumático:
– Motores e pistões;
– Na robótica é usado na forma de pistão;
– Utilizado na forma de acionamento direto da articulação.
• Hidráulico:
– Motores e pistões;
– Na robótica é usado na forma de pistão;
– Utilizado na forma de acionamento direto da articulação.


Efetuadores - Componente que promove a interação entre a extremidade terminal do manipulador e o objeto a ser trabalhado. Nome genérico utilizado para denominar a ferramenta que o robô utiliza para realizar a tarefa para qual foi designado. O efetuador é fixado ao último ligamento do robô, tornando-se parte integrante desse ligamento.
Tipos de efetuadores:
– Ferramenta:
• Porta-eletrodo;
• Pistola de aspersão;
• Pistola de pintura;
• Ferramenta de solda;
• Maçarico;
• etc.
– Garra: função segurar objetos.
* Garras de dedos rígidos;
* Garras com dedos articulados;
* Garra para objetos cilíndricos;
Sistemas embarcados –
Um sistema embarcado (ou sistema embutido) é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Diferente de computadores de propósito geral, como o computador pessoal, um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos. Já que o sistema é dedicado a tarefas específicas, através de engenharia pode-se otimizar o projeto reduzindo tamanho, recursos computacionais e custo do produto. Sistemas como PDAs são geralmente considerados sistemas embarcados pela natureza de seu hardware, apesar de serem muito mais flexíveis em termos de software. Fisicamente, os sistemas embarcados passam desde MP3 players à semáforos.
Diferente de computadores de propósito geral, como o computador pessoal, um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos.
www.embarc.com.br/p1600.aspx
http://goo.gl/3L5Els
EXEMPLOS DE SISTEMAS EMBARCADOS


-Computadores de bordo automotivos
- Smartphones e PDAs
- Sistemas de controle de acesso biométrico
- Controle de temperatura de ar-condicionado
- MP3 players
- Impressoras
- Equipamentos de rede
- Equipamentos portáteis de medição
- Sistemas de monitoramento médico

adeilton

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade 1 -  Problema 2 Empty PROBLEMA_2

Mensagem por Daniel Jimenez Qua maio 06, 2015 2:54 pm

Percebi que os colegas que acima tiveram a mesma base de referência, isso é muito bom. Nesse sentido, fui buscar outras bases

TEMPERATURA - https://goo.gl/zntfY3

PRESSÃO - https://goo.gl/VGSBt6

Sugiro ainda uma "zapiada" no artigo do professor Geomar da Federal de anta Maria: http://goo.gl/tbuu78

Daniel Jimenez

Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/05/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade 1 -  Problema 2 Empty Re: Atividade 1 - Problema 2

Mensagem por fernanda.silva Qui maio 07, 2015 10:29 pm

Olá,

Coloquei meu trabalho no docs da turma junto com o do José.

Segue link: https://goo.gl/FAIQUH


fernanda.silva

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade 1 -  Problema 2 Empty Re: Atividade 1 - Problema 2

Mensagem por Thyago Qui maio 07, 2015 10:36 pm

Sensores


Uma infinidade de equipamentos eletrônicos depende de um interfaceamento com o mundo exterior para funcionar. Neste especial, faremos uma análise bastante resumida dos principais tipos de sensores que encontramos, analisando o seu funcionamento e uso.


Equipamentos mais simples podem usar apenas um sensor, mas um robô, uma máquina industrial ou um equipamento médico complexo podem empregar muitos sensores e de tipos diferentes.


Alguns tipos de sensores que encontramos nas aplicações eletrônicas, com suas características e aplicações são:


Sensores Mecânicos


Denominamos sensores mecânicos aqueles que sensoriam movimentos, posições ou presença usando recursos mecânicos como, por exemplo, chaves (switches).


Nessa categoria incluimos os micro-switches e chaves de fim de curso.


Esses sensores, como o nome sugere, são interruptores ou mesmo chaves comutadoras que atuam sobre um circuito no modo liga/desliga quando uma ação mecânica acontece no seu elemento atuador.


É possível usar esses sensores de diversas formas, como para detectar a abertura ou fechamento de uma porta, a presença de um objeto em um determinado local, ou ainda quando uma parte mecânica de uma máquina está numa certa posição.




Sensores tipo Reed-Switch


Esses sensores podem ser usados para detectar a posição de uma peça ou de uma parte de um mecanismo pela posição de um pequeno ímã que é preso a ela. Poderíamos classificar esses sensores também como sensores magnéticos, uma vez que eles atuam com a ação de um campo, mas como são interruptores acionados por campos, será melhor separá-los em uma outra categoria, dentro de uma classificação de atuação mais simples.


Nas aplicações mais modernas e que exigem maior velocidade de resposta, em lugar do reed-swich podem ser usados sensores de estado sólido como os sensores de efeito Hall, ou ainda sensores indutivos.


Sensores Fotoelétricos


Os sensores mecânicos têm por principal desvantagem o fato de terem peças móveis sujeitas a quebra e desgaste, além da inércia natural que limita sua velocidade de ação. Outro problema está no repique que pode falsear o sinal enviado quando são acionados.


Por outro lado, sensores que trabalham com a luz são muito mais rápidos, não apresentando praticamente inércia e não têm peças móveis que quebram ou desgastam. Os sensores fotoelétricos podem ser de diversos tipos, sendo empregados numa infinidade de aplicações na indústria e em outros campos.


O tipo mais simples de sensor consiste em um elemento foto-sensível que tem a luz incidente interceptada quando a parte móvel de um dispositivo passa diante dele.


Atuadores


Atuador é um elemento que produz movimento, atendendo a comandos que podem ser manuais, elétricos ou mecânicos. Como exemplo, pode-se citar atuadores de movimento induzido por cilindros pneumáticos (pneumática) ou cilindros hidráulicos (Hidráulica) e motores (dispositivos rotativos com acionamento de diversas naturezas), estes mecanismos transformam, em geral, a energia de entrada (diversas naturezas) em movimentos que se pode considerar energia cinética.
Tal como o nome sugere, um servomecanismo deve obedecer comandos. Sendo geralmente acoplados a um sistema conhecido como malha fechada, eles informam ao sistema de comando se a tarefa solicitada foi executada. Uma das formas de fazer isso é por meio de transdutores de posição como potenciometros e encoder´s.
Também são atuadores dispositivos como válvulas,contatores, pás, cancelas ou qualquer elemento que realize um comando recebido de outro dispositivo, com base em uma entrada ou critério a ser seguido.
Modificam o ambiente com ações.
Temos como atuadores principais os atuadores elétricos, pneumáticos e hidráulicos.
Elétrico: – Utilizado na forma de acionamento indireto da articulação; – Mais comum é o uso de motores rotativos.
Pneumático: – Motores e pistões; – Na robótica é usado na forma de pistão; – Utilizado na forma de acionamento direto da articulação.
Hidráulico: – Motores e pistões; – Na robótica é usado na forma de pistão; – Utilizado na forma de acionamento direto da articulação.


Efetuadores


É o elemento de ligação entre o robô e o meio que o cerca. Pode ser do tipo garra ou ferramenta. O principal escopo de uma garra é pegar um determinado objeto, transportá-lo a uma posição pré-estabelecida e após alcançar tal posição, soltá-lo. A ferramenta tem como função realizar uma ação ou trabalho sobre uma peça, sem necessariamente manipulá-la.
O efetuador é o componente capaz de promover a interação entre a extremidade terminal do manipulador mecânico e o objeto a ser trabalhado.
Os efetuadores podem ser divididos em dois grandes tipos: as ferramentas especiais e as garras mecânicas. As ferramentas têm como função realizar uma ação ou trabalho sobre uma peça, sendo relacionadas principalmente a operações de processamento e controle de qualidade.
Os efetuadores usados em robótica são padronizados de tal forma a permitir uma vinculação fácil à extremidade terminal do robô industrial e geralmente podem ser controlados pela mesma unidade de controle do robô, através de interfaces apropriadas.


Sistemas Embarcados


Um sistema embarcado (ou sistema embutido) é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Diferente de computadores de propósito geral, como o computador pessoal, um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos. Já que o sistema é dedicado a tarefas específicas, através de engenharia pode-se otimizar o projeto reduzindo tamanho, recursos computacionais e custo do produto.
Sistemas como PDAs são geralmente considerados sistemas embarcados pela natureza de seu hardware, apesar de serem muito mais flexíveis em termos de software. Fisicamente, os sistemas embarcados passam desde MP3 players à semáforos.
Exemplos de Sistemas Embarcados:
-Computadores de bordo automotivos
- Smartphones e PDAs
- Sistemas de controle de acesso biométrico
- Controle de temperatura de ar-condicionado
- MP3 players
- Impressoras
- Equipamentos de rede
- Equipamentos portáteis de medição
- Sistemas de monitoramento médico


Sistemas embarcados são desenvolvidos para uma tarefa específica. Por questões como segurança e usabilidade, alguns inclusive possuem restrições para computação em tempo real. O software escrito para sistemas embarcados é muitas vezes chamado firmware, e armazenado em uma memória ROM ou memória flash ao invés de um disco rígido. Por vezes o sistema também é executado com recursos computacionais limitados: sem teclado, sem tela e com pouca memória.


Microprocessadores


microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos oscomputadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções, podemos dizer que o processador é o cérebro do computador por realizar todas estas funções, é tornar o computador inteligente.
Um microprocessador incorpora as funções de uma unidade central de computador (CPU) em um único circuito integrado, ou no máximo alguns circuitos integrados. É um dispositivo multifuncional programável que aceita dados digitais como entrada, processa de acordo com as instruções armazenadas em sua memória, e fornece resultados como saída. Microprocessadores operam com números e símbolos representados no sistema binário.
Atividade 1 -  Problema 2 220px-InternalIntegratedCircuit2



Arquitetura interna de um microprocessador dedicado para processamento de imagens de ressonância magnética, a fotografia foi aumentada 600 vezes, sob luz ultravioleta para se enxergar os detalhes


Atividade 1 -  Problema 2 220px-AMD_INFERIOR



Vista inferior de um Athlon XP 1800+ núcleo Palomino, um microprocessador moderno.


O microprocessador moderno é um circuito integrado formado por uma camada chamada de mesa epitaxial de silício, trabalhada de modo a formar um cristal de extrema pureza, laminada até uma espessura mínima com grande precisão, depois cuidadosamente mascarada por um processo fotográfico e dopada pela exposição a altas temperaturas em fornos que contêm misturas gasosas de impurezas. Este processo é repetido tantas vezes quanto necessário à formação da microarquitetura do componente.
Responsável pela execução das instruções num sistema, o microprocessador, escolhido entre os disponíveis no mercado, determina, em certa medida a capacidade de processamento do computador e também o conjunto primário de instruções que ele compreende. O sistema operativo é construído sobre este conjunto.
O próprio microprocessador subdivide-se em várias unidades, trabalhando em altas freqüências. A ULA(Unidade Lógica Aritmética), unidade responsável pelos cálculos aritméticos e lógicos e os registradores são parte integrante do microprocessador na família x86, por exemplo.
Sistemas embarcados utilizam vários tipos de processadores: DSPs(digital signal processors - processadores digitais de sinais), micro-controladores, micro-processadores. Ao contrário do mercado de computadores pessoais, que é basicamente dominado pelos processadores de arquitetura x86 da Intel/AMD, sistemas embarcados utilizam amplamente as arquiteturas ARM, PowerPC, PIC, AVR, 8051, Coldfire, TMS320, blackfin.
Apesar de serem bem mais conhecidos pela população em geral, estima-se que os processadores de computadores pessoais representam menos de XX% do mercado de processadores no mundo.

Temos opções de microprocessadores atuais os modelos, I3 / I5 / I7 / Xenon e outros.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Atuador
http://ensinandoeletrica.blogspot.com.br/2012/10/sensores-e-tipos-de-sensores.html
http://sites.poli.usp.br/d/PMR2560/Efetuadores%20e%20atuadores.pdf

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABaJMAD/robotica-na-mecanica-industrial

http://www.hardware.com.br/artigos/sistemas-embarcados-computacao-invisivel/conceito.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Microprocessador

Thyago

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade 1 -  Problema 2 Empty Re: Atividade 1 - Problema 2

Mensagem por Eduardo R A Sex maio 08, 2015 12:31 am

Sensores
Aparelho capaz de colher informações através de estímulos externos.
Ex.: Sensores para lâmpadas
Sensores para detecção de presença humana
Tela de Tablet

Efetuador
É a ferramenta de ligação entre o robô e o meio externo
Ex.
Coletores de lixo
Pás de colheitadeiras agrícolas
Haste de guindastes

Sistemas embarcados
E um sistema ou ainda um computador dedicado a desenvolver funções com propósitos específicos.
Ex.
Máquinas de Cartão de Crédito
Sistemas automotivos embarcados
Frequencimetros de pulso

Microprocessadores
E unidade de processamento de um computador ou equipamento digital
Ex.
Chips

Atuadores
São elementos que realizam comandos recebidos de outros dispositivos
Motores
Pistolas de compressores
Sistemas finais de freios automotivos

Eduardo R A

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade 1 -  Problema 2 Empty Re: Atividade 1 - Problema 2

Mensagem por DaniellyCha Sex maio 08, 2015 8:47 pm

Responda, baseando-se no texto acima em pesquisas realizadas na web, qual é o significado de sensores, atuadores, efetuadores, sistemas embarcados e microprocessadores. Cite ao menos 3 exemplos de cada.

Sensores: Um sensor é um dispositivo capaz de detectar/captar ações ou estímulos externos e responder em consequência. Estes aparelhos podem transformar as grandezas físicas ou químicas em grandezas elétricas.
Exemplos: 1- existem sensores de veículos que detectam quando a velocidade a que se deslocam excede a velocidade permitida e emitem um som. 2- sensor instalado à porta de entrada das casas e reage ao movimento. 3- Sensores de cerca elétrica.

Atuadores: é um elemento que produz movimento, atendendo a comandos que podem ser manuais, elétricos ou mecânicos.
Exemplos: 1- Máquina de lavar roupa. 2 - micro-ondas. 3- Automóveis.

Efetuadores: O efetuador é o componente capaz de promover a interação entre a extremidade terminal do manipulador mecânico e o objeto a ser trabalhado.
Exemplos: 1- Maçarico. 2- Pistolas. 3- Garras em máquinas de brinquedos.

Sistema Embarcado:  é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla, onde se realiza um conjunto de tarefas predefinidas.
Exemplos: 1 – Celulares. 2- Impressoras. 3- Calculadoras.

Microprocessadores: Microprocessador é o cérebro da placa mãe, controla as operações do computador como um todo e também interpreta e executa as instruções dos programas.
Exemplos: 1- Pentium 4 Intel. 2- Celeron Intel. 3- Athlon AMD.

DaniellyCha

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade 1 -  Problema 2 Empty Re: Atividade 1 - Problema 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos